Além de visitar as cinematecas do Distrito Federal para saber como tem sido feita a preservação dos filmes, abordo no projeto outro tópico importante que diz respeito à preservação fílmica: a vida útil das mídias que abrigam os filmes. O dilema digital é considerado uma das referências bilbliográficas mais importantes sobre o assunto. Esse material foi produzido pelo Science and Technology Council de Hollywood, e mostra como tem sido feita a guarda de filmes por lá, desde a guarda das películas até a transferência dos filmes para mídias digitais. Nesse material encontra-se um estudo do NIST em conjunto com a Library of Congress e a Associação de Tecnologia de Armazenamento Óptico que chegou à conclusão de que, enquanto 100% dos Cd's testados duram mais de 15 anos, apenas 66% dos DVD's repetem esse padrão. O National Media Lab calculou que a expectativa de vida das fitas magnéticas seja de 30 anos, contudo os produtores dessas fitas aconselham a migração do conteúdo que abrigam para outro suporte em 5, no máximo 10 anos.
O diretor de cinema Michel Gondry encontrou uma boa solução para o caso de perda de material fílmico com a desmagnetização das fitas.
Desde que a autora dessa página descobriu que não é tarefa fácil ter acesso aos filmes produzidos no Distrito Federal para assisti-los, começou sua pesquisa a fim de entender o que aconteceu com o registro das imagens que remetem ao passado de Brasília. Onde estão os filmes dos nossos cineastas e os que tratam da construção de Brasília?
quarta-feira, 20 de julho de 2011
quinta-feira, 14 de julho de 2011
Minha pesquisa é específica, como sabemos que deve ser um trabalho de mestrado. Quanto menor o universo escolhido, maior a qualidade da pesquisa. Por isso escolhi como tema A preservação de acervos fílmicos no Distrito Federal. Mas me questiono desde o pré-projeto, se as dificuldades na preservação de filmes são características só do Brasil, ou se os filmes tem se perdido pelo resto do mundo. Já sabia que existia na Itália um grupo a favor da preservação dos filmes de família http://www.homemovies.it/___index.html. Mas essa semana uma amiga me falou, numa conversa totalmente despretensiosa, que o Scorsese tem uma fundação para a preservação de filmes, fui procurar no you tube o Scorsese e acabei encontrando o vídeo desse comercial, que eu achei muito bonito, me deu até vontade de largar o mestrado, nos momentos finais do vídeo. Mas aguentarei firme :)
Assinar:
Postagens (Atom)